A Verdadeira Aparência De Cleópatra, Jesus E Outros Personagens Históricos

Published on 12/07/2021
ADVERTISEMENT

Um velho ditado diz que “as aparências enganam”. Embora essas palavras sejam difundidas pela cultura popular e não tenham comprovação científica, elas fazem certo sentido quando se trata da verdadeira aparência de figuras históricas famosas. Personalidades como Jesus Cristo, Cleópatra, Shakespeare e Bach se tornaram célebres por suas vidas e feitos extraordinários. No entanto, suas imagens nem sempre condizem com a realidade: é possível que os artistas do passado tenham sido generosos demais ao retratar esses grandes nomes da História. Em estudos recentes, antropólogos e especialistas em reconstrução facial utilizaram tecnologias e ferramentas avançadas, com o intuito de descobrir como esses personagens realmente eram. Por meio de análises minuciosas envolvendo obras de arte e outras descobertas, foi possível reconstruir o rosto de importantes figuras históricas.

Tutancâmon

Tutancamon

Tutancamon

Talvez você só conheça Tutancâmon pelo nome, mas nunca pesquisou sua história a fundo. Esse icônico faraó egípcio ocupou o poder entre os anos 1332 e 1323 a.C., em um reinado que marcou a Antiguidade. Também chamado de Rei Tut, esse incrível personagem histórico assumiu a liderança do Egito ainda na infância, por volta dos dez anos de idade. Sua tumba permaneceu perdida por 3.200 anos, até que um arqueólogo britânico a encontrou.

A Verdadeira Aparência De Tutancâmon

Com a descoberta da tumba de Tutancâmon, estudiosos foram capazes de revelar novas informações sobre este intrigante personagem histórico. Analisando o DNA contido na múmia do faraó egípcio, cientistas constataram que ele, na verdade, foi um homem com saúde relativamente frágil. Além de ter contraído malária em muitas ocasiões, o Rei Tut também sofria com graves doenças nos ossos e tinha os pés achatados. Isso explica as estátuas e pinturas que representam Tutancâmon sempre sentado.

A Verdadeira Aparencia De Tutancamon

A Verdadeira Aparencia De Tutancamon

Nero

O imperador Nero foi o último representante da dinastia júlio-claudiana. Ele assumiu o poder aos 17 anos, e sua história é marcada por eventos chocantes. Após cinco anos de liderança, Nero assassina a própria mãe, para se libertar de seu domínio. A partir desse ponto, sua influência política aumenta, muito embora ele também tenha se dedicado a outras atividades. Nero era um líder extravagante e gostava de exercer os ofícios de ator, poeta e músico.

Nero

Nero

O Verdadeiro Nero

Com a tecnologia contemporânea e o talento de um grupo de artistas, foi possível reconstruir o busto de Nero. Por meio da análise de esculturas, bustos e representações em desenho, artistas espanhóis deram um rosto realista ao imperador. Como resultado, é possível ver as possíveis feições do famoso imperador romano, que não era o mais querido de todos. Dizem que, antes de cometer suicídio, Nero ainda foi capaz de se gabar de seus talentos artísticos.

O Verdadeiro Nero

O Verdadeiro Nero

Nefertiti

Nefertiti é uma das personagens femininas mais conhecidas da Antiguidade. Ela pertenceu à realeza, tendo sido esposa do Rei Akhenaton. Embora tenha papel político secundário ao do marido, Nefertiti p supera no quesito popularidade. A rainha egípcia se imortalizou em esculturas que ainda hoje são apreciadas em museus. Um dos seus bustos mais antigos foi feito pelo escultor Tutmose, em 1345 a.C., e descoberto apenas em 1912. Mas será que ela realmente era bonita?

Nefertiti

Nefertiti

Qual E A Verdadeira Aparência De Nefertiti?

Novamente por meio de tecnologias 3D, especialistas foram capazes de dar um rosto realista a Nefertiti. A importante rainha egípcia teve o rosto mapeado, após uma série de análises minuciosas. Sua aparência foi depreendida principalmente do busto feito por Tutmose e outras representações consideradas confiáveis pelos estudiosos do Egito Antigo. Foram necessárias 500 horas de trabalho para se atingir o resultado apresentado na imagem. Contudo, há muitas críticas quanto à fidelidade da reconstrução de Nefertiti.

Qual E A Verdadeira Aparencia De Nefertiti

Qual E A Verdadeira Aparencia De Nefertiti

Robert I da Escócia

Também conhecido por Robert the Bruce, este rei escocês liderou o país entre os anos 1306 e 1329. Movido por fortes ideais de independência e liberdade, Robert I foi um entusiasta da separação política da Escócia em relação à Inglaterra. Apesar de ter batalhado em guerras contra os ingleses, Robert I não conseguiu atingir seus objetivos: ao lado de seus compatriotas, foi vencido na Batalha de Bannockburn em 1314. Recentemente, tentou-se recriar sua real aparência.

Robert I Da Escocia

Robert I Da Escocia

Como Era Robert I?

Mesmo havendo poucas representações artísticas de Robert I, os pesquisadores encontraram outro caminho para reconstruir o rosto do rei escocês. Há fortes evidências de que um antigo crânio descoberto na Escócia seja o de Robert the Bruce. Por meio do crânio em questão, os estudiosos da Universidade de Glasgow conseguiram chegar ao resultado que vemos na imagem. Para realizar a reconstrução, os cientistas usaram a tecnologia Face Lab e contaram com o auxílio de artistas.

Como Era Robert I

Como Era Robert I

Júlio César

Júlio César é um dos imperadores mais conhecidos da História. Sua fama se estendeu pelos séculos, rendendo-lhe não só esculturas antigas, mas também representações no cinema e na televisão. O imperador romano governou seu povo de maneira enérgica, pois também era general de guerra e tinha interesses políticos ambiciosos. Foi o responsável pela conquista de diversos territórios, os quais dominou por meio de batalhas sangrentas. Apesar de sanguinário, Júlio César é considerado um gênio militar.

Julio Cesar

Julio Cesar

O Verdadeiro Rosto De Júlio César

Graças à enorme popularidade de Júlio César, foi relativamente fácil reconstruir seu rosto. Pesquisadores recorreram a retratos, esculturas e bustos produzidos ao longo da História em homenagem ao implacável imperador de Roma. Depois de uma série de pesquisas e coleta de dados, chegou-se a esta reconstrução em 3D de Júlio César. Aqui, o objetivo foi chegar a uma representação realista: é possível ter uma ideia até de como eram os fios de cabelo do imperador.

O Verdadeiro Rosto De Julio Cesar

O Verdadeiro Rosto De Julio Cesar

Cleópatra

Popular tanto no passado quanto no presente, Cleópatra é símbolo de beleza feminina e poder. Ela governou o Egito por aproximadamente 30 anos, como co-regente. Em 49 a.C., Cleópatra foi expulsa do próprio país devido a divergências políticas entre ela e o irmão, que também era governante. Unindo-se a Júlio César, a bela governante da dinastia ptolemaica conseguiu se restabelecer, tendo também um filho com o imperador romano. Mas qual seria sua verdadeira aparência?

Cleopatra

Cleopatra

Como Era A Verdadeira Cleópatra?

A aparência de Cleópatra tem sido objeto de discussão há centenas de anos. Sabe-se que ela era poliglota e muito instruída, além de possuir beleza fora do comum. Segundo muitas histórias, Cleópatra recorreu aos próprios encantos para seduzir outras pessoas, formar alianças políticas e assim alcançar seus objetivos. Na reconstrução em 3D feita recentemente, Cleópatra pode ser vista em seu esplendor. Para alguns, a reconstrução se assemelha às diversas atrizes que a interpretaram no cinema.

Como Era A Verdadeira Cleopatra

Como Era A Verdadeira Cleopatra

Rainha Elizabeth I

Elizabeth I é uma personagem icônica da história britânica. Ela foi rainha da Inglaterra e da Irlanda entre os anos 1558 e 1603, mas sua ascensão ao trono ocorreu tardiamente: primeiro, foi preciso legitimar que Elizabeth I de fato tinha o sangue da realeza. Devido à extensa produção artística feita para homenagear a rainha, foi possível elaborar uma representação contemporânea. Quem assina o trabalho é o artista Mat Collishaw, que exibiu o resultado em 2018.

Rainha Elizabeth I

Rainha Elizabeth I

A Real Aparência Da Rainha Elizabeth I

Apelidada de “Rainha Virgem”, Elizabeth I teve uma trajetória ímpar na história da Inglaterra. Seu reinado durou 44 anos e deixou marcas profundas na cultura britânica, fazendo com que a rainha seja celebrada até os dias atuais. Nas artes, Elizabeth I já foi representada tanto em pinturas e esculturas quanto no cinema, em múltiplas ocasiões. A recriação realista do rosto de Elizabeth I está exposta na Casa da Rainha, em frente ao Retrato da Armada.

A Real Aparencia Da Rainha Elizabeth I

A Real Aparencia Da Rainha Elizabeth I

William Shakespeare

Há muita especulação sobre quem realmente foi Shakespeare, o grande autor inglês. Ao longo do tempo, ele se tornou célebre por peças de teatro inesquecíveis, como Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho de uma noite de verão. Teve suas obras adaptadas para o cinema e continua sendo uma referência na dramaturgia. Mas apenas em 1975, com a descoberta da máscara mortuária de Shakespeare, que se começou a ter pistas de como ele de fato era.

William Shakespeare

William Shakespeare

Como Era William Shakespeare?

Hildegard Hammerschmidt-Hummel, uma professora e crítica literária britânica, foi a responsável por descobrir a máscara mortuária de Shakespeare. Contudo, ainda há debates sobre a legitimidade da máscara e se ela realmente pertenceu ao dramaturgo inglês. Décadas depois, em 2010, uma pesquisadora da Dundee University decidiu usar a tecnologia 3D para reproduzir o rosto encontrado na suposta máscara mortuária de William Shakespeare, e este é o resultado — para alguns, um Shakespeare um tanto quanto sombrio.

Como Era William Shakespeare

Como Era William Shakespeare

George Washington

Outro conhecido personagem histórico que teve sua aparência investigada é George Washington. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos, governando a nação entre 1789 e 1797. Entre seus feitos, estão a vitória na Guerra pela Independência, o estabelecimento de uma nova Constituição e a criação do novo governo federal. Ainda hoje, George Washington é reverenciado nos Estados Unidos, e sua figura estampa a nota de US$ 1 e a moeda de 25 centavos americanos.

George Washington

George Washington

A Verdadeira Aparência De George Washington

Depois de uma série de investigações, pesquisadores descobriram que George Washington provavelmente tinha esta fisionomia que apresentamos na foto. Para chegar a este impressionante resultado, os pesquisadores utilizaram retratos e outras pinturas do antigo presidente como referência. Em seguida, adotaram tecnologias avançadas para a reconstrução. O reverenciado governante faleceu em 1799, devido a problemas de garganta. Àquela altura, tinha 67 anos e muitos cabelos brancos, como se pode ver nesta representação realista de George Washington.

A Verdadeira Aparencia De George Washington

A Verdadeira Aparencia De George Washington

Maximilien Robespierre

Talvez você não saiba muito sobre a vida de Maximilien Robespierre, ou simplesmente nunca ouviu falar dele. Mas a verdade é que Robespierre foi um personagem fundamental para a cultura ocidental. Ele era um advogado e político francês, que atuou em momentos cruciais da Revolução Francesa. Tornou-se conhecido por seus feitos durante o chamado Período do Terror, na França, quando milhares de pessoas foram perseguidas por suas visões políticas e religiosas, e executadas na guilhotina.

Maximilien Robespierre

Maximilien Robespierre

Como Maximilien Robespierre Realmente Era

O Período do Terror não foi uma época fácil para o povo francês. Essa época é considerada uma fase radical do governo jacobino, na qual houve inúmeras mortes. Pessoas eram perseguidas por seus ideais políticos e crenças religiosas, sendo julgadas de maneira severa. À frente desse movimento estava Robespierre, que agora tem sua face reconstruída. A reconstrução facial foi desenvolvida por um patologista forense e um especialista que analisou a máscara mortuária do líder francês.

Como Maximilien Robespierre Realmente Era

Como Maximilien Robespierre Realmente Era

Maria, Rainha Da Escócia

É possível que a Rainha da Escócia, seja realmente como as pinturas a apresentam? Maria se tornou conhecida por herdar o trono da Escócia, e ainda hoje é reverenciada pelos habitantes do país. Seu papel histórico é inegável, visto que ela se tornou rainha após menos de uma semana da data do seu nascimento. Durante décadas, entre os anos 1542 e 1567, Maria Stuart governou o povo escocês, mas também teve passagens pela corte francesa.

Maria Rainha Da Escocia

Maria Rainha Da Escocia

Como Realmente Era Maria Stuart?

Mas ao contrário do que se vê nas pinturas, Maria Stuart tinha feições um tanto quanto diferentes. Sua pele não era tão branca como os pintores a retrataram, e ela tinha um nariz bastante proeminente entre os olhos amendoados. Além disso, há indícios de que seus cabelos e sobrancelhas eram de um ruivo forte e alaranjado, como mostra a reconstrução feita pela professora Wilkinson, da Universidade de Dundee, que usou pinturas e desenhos como referência.

Como Realmente Era Maria Stuart

Como Realmente Era Maria Stuart

Ricardo III

Para o povo britânico, Ricardo III é uma figura ilustre e importante para a história da Inglaterra. Ricardo III governou o país entre os anos 1483 e 1485 — um período curto demais, em comparação com outros reis e suas passagens pelo trono inglês. Com uma reputação duvidosa, Ricardo III foi considerado um tirano, o que se comprova na peça escrita pelo aclamado dramaturgo William Shakespeare. O rei foi assassinado na Batalha de Bosworth Field.

Ricardo III

Ricardo III

Quem Foi O verdadeiro Ricardo III

Ainda que as representações artísticas de Ricardo III não sejam muito confiáveis, é possível encontrar algumas semelhanças entre elas e a reconstrução facial. A aparência verdadeira do famoso rei britânico só se tornou conhecida em 2012, após uma série de estudos e uma descoberta que chocou o mundo: os supostos restos mortais de Ricardo III foram encontrados num estacionamento em Leicester! A partir dessa descoberta e da análise de pinturas, chegou-se ao resultado da imagem.

Quem Foi O Verdadeiro Ricardo III

Quem Foi O Verdadeiro Ricardo III

Meritamon

O Egito Antigo é um assunto que desperta o fascínio de pessoas do mundo inteiro. Com uma história rica e cheia de mistérios, o povo egípcio é conhecido por seus incríveis líderes do passado, incluindo as belas rainhas. Entre elas, Meritamon se destaca por ser uma das mais enigmáticas: não se sabe muito sobre ela, exceto que seu nome significa “amada do deus Amun” e que foi esposa de Ramsés, o Grande, um importante faraó.

Meritamon

Meritamon

Quem Foi A Verdadeira Rainha Meritamon?

A descoberta do crânio de Meritamon causou grande rebuliço na comunidade científica. Foram necessários muitos estudos e debates, até se concluir que o crânio de fato pertencia a ela. No entanto, como foi sepultada no Vale das Rainhas entre os 18 e 25 anos, foi possível inferir que aquela era realmente Meritamon. Embora a causa da morte seja um mistério, os cientistas provaram que ela amava doces, já que encontraram algumas cáries em seus dentes.

Quem Foi A Verdadeira Rainha Meritamon

Quem Foi A Verdadeira Rainha Meritamon

Jesus Cristo

É impossível pensar na cultura ocidental e não falar sobre Jesus Cristo. O grande líder espiritual do cristianismo teve influência inquestionável sobre a história e a cultura de diversas civilizações, sendo reverenciado até os dias de hoje por seus ensinamentos. As passagens bíblicas se referem a Jesus como um homem simples, mas capaz de realizar feitos místicos e maravilhosos, como andar sobre as águas. No entanto, será que Jesus Cristo era realmente um loiro cabeludo?

Jesus Cristo

Jesus Cristo

Qual Era A Aparência De Jesus?

A imagem de Jesus Cristo foi difundida como a de um homem branco, com barba e cabelos loiros. Não podemos nos esquecer dos olhos azuis e brilhantes, que sempre ganham destaque em pinturas e estátuas. Contudo, na Bíblia não há referências à aparência física do mestre cristão. Além disso, inúmeras evidências conduziram pesquisadores a conclusões diferentes sobre a aparência do Filho de Deus — como você pode ver na foto, Jesus possivelmente tinha traços rústicos.

Qual Era A Aparencia De Jesus

Qual Era A Aparencia De Jesus

Senhor De Sipán

As múmias sempre despertaram nossa curiosidade: como é possível conservar o corpo humano por tantos séculos? Nesse sentido, uma das múmias mais interessantes de que se tem notícia é a do Senhor de Sipán. Após sua descoberta, uma série de outras múmias foram encontradas no Peru, em 1987. Hoje, elas são conhecidas como múmias Moche e levantaram novas perspectivas sobre os povos que habitaram a região. Com elas, foram encontrados tesouros e objetos da realeza.

Senhor De Sipan

Senhor De Sipan

Quem Foi O Senhor Sipán?

Quando se descobriu a múmia do Senhor Sipán, a busca por mais informações sobre ele foi quase imediata. Peritos forenses e antropólogos se uniram para procurar detalhes precisos a respeito dessa pessoa, que provavelmente viveu durante o reinado do Rei Tut. Com a tecnologia moderna, foi possível reconstruir o crânio de Sipán, que fora destruído em 96 pedaços pela pressão durante a escavação. O resultado foi fruto do trabalho de antropólogos e odontólogos forenses brasileiros.

Quem Foi O Senhor Sipan

Quem Foi O Senhor Sipan

Santo Antônio

Santo Antônio é figura conhecida entre adeptos do catolicismo, religião que se espalhou pela Europa e Américas. Segundo diz a crença, Santo Antônio é capaz de realizar milagres e promover casamentos, o que confere a ele o título de “santo casamenteiro”. Nascido em Lisboa, em 1195, ele é adorado pelos católicos até os dias atuais, sendo um dos principais ícones da Igreja Católica. Além de facilitar casamentos, Santo Antônio é lembrado na cura dos enfermos.

Santo Antonio

Santo Antonio

Quem Foi O Verdadeiro Santo Antônio?

Se você se acostumou a ver pinturas e estatuetas de Santo Antônio, talvez essa descoberta seja um choque. Apesar de sempre ser representado como um homem branco, com traços que remetem ao estereótipo europeu, Santo Antônio na verdade era bem diferente disso. Segundo pesquisadores do Museu de Antropologia da Universidade de Santo Antônio de Pádua, o santo tinha pele morena e barba por fazer. Chegou-se a este resultado após a exumação do corpo do casamenteiro.

Quem Foi O Verdadeiro Santo Antonio

Quem Foi O Verdadeiro Santo Antonio

Rei Henrique IV

Muitos reis se tornaram populares ao longo da história, mas o Rei Henrique IV talvez seja o mais carismático entre eles. Carinhosamente apelidado como “Bom Rei Henrique”, ele governou a região de Navarra ao completar 19 anos, pouco antes de seu casamento. Também conhecido como Henrique, o Grande, ele se tornou uma figura importante por protagonizar o Massacre da Noite de Bartolomeu. Como consequência desse episódio, Henrique teve de se submeter à corte da França.

Rei Henrique IV

Rei Henrique IV

Será Que Henrique IV Era Assim Mesmo?

A verdadeira aparência de Henrique IV foi descoberta recentemente. A mesma equipe que reconstruiu o rosto de Robespierre se encarregou de procurar indícios sobre a fisionomia do Rei de Navarra. Após uma série de estudos analisando pinturas, desenhos e outras representações referentes a Henrique IV, a equipe de antropólogos e artistas chegou a este resultado. Com olhos tranquilos e azuis, Henrique IV era ainda mais simpático do que o que se vê nas imagens tradicionais.

Sera Que Henrique IV Era Assim Mesmo

Sera Que Henrique IV Era Assim Mesmo

Johann Sebastian Bach

Para os amantes da música erudita, Johann Sebastian Bach é um dos nomes que não podem faltar na playlist. O renomado compositor alemão nasceu em 1685, mas sua obra continua sendo apreciada e reproduzida no mundo todo. Durante sua vida, Bach se tornou um músico conhecido por seu talento ao tocar órgão, e suas composições versam principalmente sobre temas religiosos. Mas será que o verdadeiro Bach se parece com o que vemos nas imagens tradicionais?

Johann Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach

Como Era O Verdadeiro Bach

Embora Bach seja um dos mais aclamados compositores de música erudita, não se sabe ao certo qual era a sua aparência. É fácil compreender o motivo de tanto mistério: após sua morte, Bach foi enterrado em uma sepultura que não mencionava seus dados pessoais. Depois de 150 anos de seu sepultamento, foram encontrados ossos que supostamente eram os do compositor alemão. Com base no crânio encontrado nessa ocasião, foi feita a reconstrução facial do gênio.

Como Era O Verdadeiro Bach

Como Era O Verdadeiro Bach

Simón Bolívar

Embora esteja atravessando um período de trevas, a Venezuela é um país de tradição rica e líderes que marcaram história. Entre esses líderes, temos Simón Bolívar, um militar que desempenhou importante papel durante a independência do país. Em sua trajetória cheia de feitos e eventos memoráveis, Bolívar se consolidou como uma das personalidades mais influentes do mundo. Graças à sua fama, foi carinhosamente apelidado de El Libertador. O grande líder venezuelano faleceu vítima de tuberculose.

Simon Bolivar

Simon Bolivar

A Verdadeira Fisionomia De Simón Bolívar

Muitos personagens históricos têm representações artísticas que não condizem com a realidade, como é o caso de Jesus Cristo. Por outro lado, cientistas descobriram que as representações de Simón Bolívar são relativamente fiéis. O revolucionário líder latino-americano teve seus dados estudados por antropólogos e especialistas em reconstrução facial. Por fim, chegou-se à conclusão de que El Libertador tinha feições similares às das conhecidas pinturas feitas em sua homenagem, apresentando um olhar firme, decidido e visionário.

A Verdadeira Fisionomia De Simon Bolivar

A Verdadeira Fisionomia De Simon Bolivar

Nicolau Copérnico

Há muitas personagens históricas que se perdem com o tempo. Nicolau Copérnico, no entanto, não será esquecido com facilidade: graças a ele, a humanidade foi capaz de mudar profundamente sua percepção em relação ao universo. Copérnico nasceu em 1473 e foi o responsável pela teoria do heliocentrismo, afirmando que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário. Essa descoberta foi fundamental para o desenvolvimento da astronomia moderna, e continua influenciando astrônomos contemporâneos.

Nicolau Copernico

Nicolau Copernico

Quem Foi O Verdadeiro Nicolau Copérnico

É compreensível que a verdadeira fisionomia de Nicolau Copérnico seja uma incógnita: o astrônomo polonês faleceu no século XVI, quando ninguém nem sonhava com a possibilidade de tirar fotos. Ainda assim, com os recursos tecnológicos da contemporaneidade, cientistas foram capazes de elaborar a reconstrução facial do famoso fundador do heliocentrismo. Curiosamente, o grande Copérnico parece ter a aparência de um homem comum, e não de um cientista maluco que vive literalmente no mundo da Lua.

Quem Foi O Verdadeiro Nicolau Copernico

Quem Foi O Verdadeiro Nicolau Copernico

ADVERTISEMENT